
O resfriamento do couro cabeludo durante a quimioterapia é uma técnica conhecida como crioterapia capilar ou "scalp cooling". Esta técnica é utilizada com o objetivo de reduzir a quantidade de quimioterapia que atinge os folículos capilares, minimizando assim a queda de cabelo durante o tratamento.
O processo funciona através do resfriamento do couro cabeludo antes, durante e após a administração da quimioterapia. O resfriamento é geralmente alcançado por meio de um dispositivo especial chamado touca de resfriamento, que é conectado a um sistema de resfriamento controlado.
A touca é geralmente feita de um material isolante e é colocada sobre a cabeça do paciente antes do início da quimioterapia. O resfriamento provoca constrição dos vasos sanguíneos no couro cabeludo, reduzindo assim o fluxo sanguíneo para os folículos capilares. Isso tem o efeito de reduzir a quantidade de quimioterapia que atinge os folículos capilares, minimizando a toxicidade e preservando os cabelos.
É importante notar que a eficácia da crioterapia capilar pode variar de pessoa para pessoa e também depende do tipo específico de quimioterapia administrada. Além disso, o procedimento pode causar desconforto devido ao frio, e nem todos os pacientes podem tolerar esse método.
Embora a crioterapia capilar possa ser eficaz em alguns casos, nem todos os centros de tratamento oferecem essa opção, e os pacientes devem discutir a possibilidade com suas equipes médicas para determinar se é uma escolha adequada para o seu caso específico.
Mais informações:
www.toucageladabrasileira.com.br
Whats (12) 9.9686-1415 / (12) 3602-1415